segunda-feira, novembro 28, 2005

Com a esquerda e melhor...

Segundo um estudo mencionado na revista XIS de 19 de Novembro, a prática de actividade mentais fora da rotina, como fazer Sudokus ou lavar os dentes com a mão esquerda, estimulam o nosso cérebro e mantêm-no saudável, retardando doenças como a de Alzheimer. E como é que isto acontece? Estes exercícios não habituais criam novas sinapses, ou seja, novas ligações entre neurónios, compensando o facto de as normais ligações se degenerarem com o passar do tempo.

Isto quer dizer que existe outro argumento para fazer as coisas com outra mão, para além daquele que afirma que "parece ser outra pessoa". Eu próprio tentei há pouco fazer com a esquerda e até não me saí mal. Custou mais um bocado, sujei-me um pouco mais do que o habitual e até fiquei a pensar se os meus colegas notavam algo de diferente quando entravam na casa de banho. Mas ninguém se acusou. Sendo assim, guardei a escova de dentes e fui para o meu lugar. Com um cérebro muito mais musculado...

Sem comentários: