terça-feira, abril 11, 2006


Ontem vi o filme A Lista de Schindler. Pela primeira vez, vi o filme todo. Lembro-me de ter visto uns bocados quando deu na televisão, era eu mais novo (o filme é de 1993). Ontem vi tudo. Vi o que queria e o que não queria. Mas vi. Assim como também vejo vários documentários sobre a guerra. Gosto de ver este tipo de coisas. Não sei porquê...

O fime, para além de estar ou não bem feito, de ser ou não um grande filme, tem o condão de nos fazer pensar. E só por isso, está muito bem feito. Poderá dizer-se que isto é devido à crueldade das imagens e dos acontecimentos retratados. Mas é a forma como tudo isto é-nos dado que faz do filme um bom filme. Revolta-nos e incomoda-nos. O preto e branco não mente. Mostra-nos tudo.

Como retrata o filme, podemos ser o melhor e o pior. Podemos salvar 1100 pessoas ou dizimar 6 milhões. Penso que os primeiros têm cada vez menos poder. Mas como diz o filme, quem salva uma vida, salva o mundo inteiro.

2 comentários:

Agar Silva disse...

Pois é... também já vi uns bocados.. era muito nova e n me lembro bem.. Mas houve uma cena que nunca mais me saiu da cabeça: a menina com o casaco cor de rosa. O facto de aparecer a cor naquele momento, ajudou para tornar o momento inesquecível. A menina a fugir, a esconder-se, em pânico a lutar pela vida e daí a bocado, ver o casaco na pilha dos mortos.. Peço desculpa pela expressão mas..... Dasse!
Grande filme. Faz-nos pensar duas vezes antes de nos queixarmos das "merdices" do dia-a-dia.

Santixolas disse...

Concordo!
Há coisas que nos revoltam mas além dessas retratadas nesse filme , que também só vi uns bocados, só mesmo não ter aquela t-shirt lavada quando a queremos vestir, dasss!!
BJS -era só para quebrar o gelo...lol